Lower Senior School (G7-8)

Currículo | Lower Senior (G7-8)

No 7.º Ano, os alunos já fizeram a transição completa para o Currículo Internacional. Assim como na Upper Junior School, os alunos estudam uma adaptação do Currículo Internacional de Cambridge, um modelo usado e reconhecido em todo o mundo. Os alunos da Lower Senior School seguem o programa Key Stage 3 – este currículo oferece uma grande flexibilidade, permitindo que continuemos a dar ênfase à Língua Portuguesa e à História de Portugal, ao mesmo tempo que garante a implementação do currículo de Cambridge, um programa académico forte e rigoroso. No PaRK IS, reconhecemos que o nosso modelo pedagógico é de grande valor, pelo que mantemos as características de ensino que nos distinguem – ensino personalizado, trabalho de projeto, foco na comunicação e na tecnologia – para formarmos alunos inovadores, responsáveis e felizes, com as competências do século XXI, necessárias para o mundo global em que vivemos.

O objetivo principal de seguirmos um modelo internacional é maior do que apenas o programa curricular. Queremos desenvolver jovens curiosos, conhecedores, atenciosos e principalmente motivados para o sucesso. Esperamos que os nossos alunos ajudem a construir um mundo melhor, através da compreensão e respeito pelas outras pessoas e culturas.

Os alunos são encorajados a experimentar diferentes abordagens para aprender e assumir a responsabilidade pelo seu próprio progresso educacional. A nossa pedagogia leva os alunos a fazerem perguntas desafiantes, a pensar de forma crítica e a desenvolver sua capacidade de pesquisa.

Nos dois anos da Lower Senior School, os alunos estudam em profundidade a Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa, Matemática, as 3 Ciências (Física, Química e Biologia), Humanidades (Geografia e História), Artes (Arte, Design, Drama e Música), Educação Física, TIC, e uma escolha de Línguas (atualmente Francês ou Espanhol). Mantemos o currículo diversificado para garantir que os alunos têm uma gama de opções disponíveis no IGCSE (9.º e 10.º Ano) e no IB DP (11.º e 12.º Ano), mas também garantimos que os seus estudos sejam ricos em conhecimento e focados no desenvolvimento das suas capacidades.

A nossa prática assenta em 4 dinâmicas pedagógicas:

Aprendizagem baseada em projetos: A aprendizagem de projetos envolve pesquisar temas ou encontrar soluções para resolver problemas. Promovemos um perfil de aluno inquisitivo. Os projetos combinam o currículo de várias disciplinas sob um mesmo tema. O currículo é assim ensinado pelos alunos à medida que apresentam o seu trabalho/descobertas à restante turma. Isso é especialmente evidente nas Artes Criativas, onde os alunos completam um trabalho transdisciplinar conhecido como BEATS Project.

Comunicação: Damos grande importância à apresentação e comunicação de todo o trabalho dos alunos. Os professores incentivam os alunos a partilharem projetos maiores ou atividades menores, como um texto escrito. Organizamos as atividades de forma a que os alunos partilhem as suas apresentações e trabalhem de forma colaborativa com outros grupos do mesmo ano, bem como com os pais e a comunidade escolar. A capacidade de falar publicamente é ensinada nas aulas  de Drama, Inglês e Português.

Trabalho autónomo e acompanhamento personalizado: os alunos adquirem um conhecimento profundo dos conteúdos das disciplinas e produzem material intelectual sob a orientação dos professores, que estão à disposição dos alunos que necessitarem de melhoria individual da aprendizagem. Os nossos sistemas de Avaliação, Relatórios e Intervenção garantem que todos os alunos são apoiados nas suas necessidades específicas de aprendizagem.

Organização e gestão cooperada da vida da turma: Tutor Time e Competências Sociais são momentos em que se debatem assuntos relacionados com a vida da turma ou do grupo. O plano mensal é projetado e revisto como uma aula e são atribuídas tarefas específicas aos alunos numa base rotativa e os alunos avaliarão e serão avaliados pelo seu envolvimento na vida escolar.

Imagem
Imagem
Imagem