Upper Junior School (Grades 5-6)

O Grade 5 é o ano de transição para o modelo Internacional. Os alunos do Grade 5 e Grade 6  seguem o Currículo Internacional de Cambridge (Key Stage 2/3), um modelo usado e reconhecido em todo o mundo. Este currículo permite uma grande flexibilidade e a possibilidade de adaptação ao ensino nacional (assegurando a importância de disciplinas como o Português e a História de Portugal), ao mesmo tempo que garante um programa académico forte e rigoroso. No PaRK IS, mantemos o nosso modelo pedagógico com as características de ensino que já nos distinguem – ensino personalizado, trabalho de projeto, foco na comunicação e na tecnologia – para formarmos alunos inovadores, responsáveis e felizes, com as competências do século XXI, necessárias no mundo global em que vivemos.

No entanto, o objetivo principal do nosso programa internacional é mais do que um programa curricular. Queremos desenvolver jovens curiosos, conhecedores, atenciosos e principalmente motivados para o sucesso. Esperamos que os nossos alunos ajudem a construir um mundo melhor, através da compreensão intercultural e do respeito.

Durante o seu percurso escolar, os alunos são encorajados a experimentar diferentes abordagens de aprendizagem e a assumir a responsabilidade pelo seu próprio progresso educativo. A nossa pedagogia ajuda os alunos a fazer perguntas desafiadoras, a pensar criticamente e a desenvolver capacidades de pesquisa.

Nesta etapa entre os 10 e os 12 anos – coincidente com os últimos anos da infância que antecedem a entrada na pré-adolescência – há uma abertura e disponibilidade naturais para acolher desafios, de forma entusiasta e generosa, que interessa valorizar. Assim, os alunos dos Grades 5 e 6 podem dar sentido aos conhecimentos adquiridos e promover a sua autonomia, através de projetos comuns a diversas disciplinas que relacionam diversas áreas do saber e com uma atitude de incentivo à criatividade no estudo e nos desafios pessoais de cada aluno. Para além da dimensão intelectual, pretende-se desenvolver também a imaginação, os sentimentos e a afetividade.

Assim, a nossa prática assenta em 4 dinâmicas pedagógicas:

Trabalho de aprendizagem por projetos educativos: tendo por base os programas das disciplinas, os alunos realizam trabalhos de projeto, de modo que alguns conteúdos do programa sejam trabalhados por eles e apresentados à turma.

Comunicação: privilegiam-se momentos de comunicação e divulgação de trabalhos de projeto, apresentação de produções, partilha de textos, troca de correspondência, entre outros. Estas interações ocorrem intra e inter turmas, bem como com os pais e com toda a restante comunidade educativa. 

Trabalho autónomo e acompanhamento individual: estudo e aprofundamento dos conteúdos das disciplinas, treino e produção intelectual por parte dos alunos, tendo como guia um plano de trabalho periódico, onde o professor consegue individualizar e diferenciar o trabalho que é feito com cada um dos alunos.

Organização e gestão cooperada da vida da turma: Tutor Time e Competências Sociais – momentos em que se debatem assuntos relacionados com a vida da turma, onde se faz o planeamento de atividades semanais, e onde fazemos a distribuição de tarefas e responsabilidades da vida coletiva em turma/escola e se procede à auto e heteroavaliação de todo o envolvimento na vida escolar.

A nossa estrutura académica complementa-se com atividades de duas áreas consideradas fundamentais para ser um bom cidadão – Global Perspectives e My Time – incluídas no horário letivo:

– Global Perspectives

Os alunos dos Grades 5 e 6 têm um tempo semanal dedicado à atividade Global Perspectives. Este é um programa exclusivo, transformacional que ajuda os alunos a desenvolverem competências importantes, presentes no perfil do aluno para o século XXI, como o pensamento crítico, a capacidade de investigação e a colaboração. Este inovador e motivante programa baseado em competências coloca o estudo académico num contexto prático e real, explorando a forma como os alunos de hoje desfrutam da aprendizagem, incluindo trabalhos de grupo, workshops, projetos e, ainda, trabalhar com alunos de todo o mundo. A ênfase está no desenvolvimento das capacidades de pensar criticamente sobre uma variedade de questões gerais, para as quais há sempre mais do que um ponto de vista.

É uma atividade colaborativa onde o foco está mais no processo do que no produto final. Um dos principais objetivos é desenvolver uma compreensão da relação entre as disciplinas curriculares e a sua influência nas diversas áreas do conhecimento. Os alunos têm a oportunidade de colaborar com as outras turmas, partilhar as suas ideias e receber os seus comentários. Em particular, estimula em cada um a capacidade de avaliar alternativas e de calcular os riscos e, principalmente, faz com que não tenham medo de falhar.

Os projetos variam ao longo do ano letivo para incluir o desenvolvimento de ações que influenciam a comunidade e o mundo, onde o aluno desempenha um papel de protagonista e não de mero espectador. No nosso programa curricular, consideramos o serviço à comunidade como um compromisso recíproco e colaborativo, em resposta a uma necessidade autêntica. Através deste programa, os alunos desenvolvem e aplicam competências pessoais e sociais em situações da vida real, envolvendo a tomada de decisões, resolução de problemas, iniciativa e responsabilidade pelas suas ações. Os alunos são envolvidos na decisão do que fazer, como fazer e, consequentemente, testemunham o resultado das suas ações. Esta aprendizagem ocorre naturalmente e os alunos respondem a necessidades específicas identificadas na comunidade.

– My Time

Uma vez por semana, os alunos dos Grades 5 e 6 terão a possibilidade de trabalhar nas áreas que mais gostam. O colégio oferece uma vasta gama de atividades – desporto, arte, música, robótica, programação, laboratório, matemática, culinária, costura e jornal escolar – e cada aluno opta pela atividade que vai ao encontro dos seus interesses, em cada período. O myTime tem caráter facultativo.

Imagem
Imagem
Imagem