Lower Junior School (1.º-4.º Ano)

O 1.º Ano marca a mudança de crianças para alunos. É essencial que cada um ganhe confiança e adquira bases sólidas para o futuro, assim como o gosto por aprender. Uma aprendizagem personalizada é crucial para o sucesso futuro e para melhorar a experiência de aprendizagem.

Na Junior School privilegiamos a aprendizagem ativa, construída com cada aluno de forma individualizada. Levamos os alunos a gostar de aprender e a serem o motor do seu conhecimento. Todas as matérias curriculares são abordadas de forma integrada, através de temas e projetos vividos por toda a escola e que atravessam todas as áreas de conhecimento que os alunos devem dominar. Os nossos alunos aprendem também através de um processo de construção com os outros, pares e professores. Assim, desenvolvem um sentimento de pertença na comunidade e, desta forma, vão formando a sua própria identidade ao mesmo tempo que encontram um sentido para as aprendizagens.

O Projeto Educativo do PaRK IS tem como característica fundamental o desenvolvimento de estratégias centradas no aluno, que promovam a autonomia, responsabilidade e excelência académica. Desenhamos processos de aprendizagem que extravasam as paredes das salas de aula e o colégio. Uma mente curiosa, o pensamento crítico, a capacidade de procurar o conhecimento de forma independente e a capacidade de empenho são características da personalidade dos nossos alunos que os acompanharão durante toda a sua vida.

Numa sociedade do conhecimento, com exigências crescentes em termos de mudança e inovação, os nossos alunos vão desenvolver personalidades autónomas, críticas, dinâmicas, com espírito de iniciativa e boa capacidade de relação interpessoal e diálogo.

A Lower Junior School (1.º- 4.º Ano) dá continuidade ao modelo do ensino bilíngue iniciado na Early Learning School de forma a atingirmos o nosso objetivo de, no final do 4.º Ano, os alunos serem bilíngues na compreensão, oralidade, escrita e leitura. Os cientistas dizem que a experiência bilíngue melhora as funções do cérebro como ignorar distrações, mudar o foco e manter informações na mente das crianças. Falar duas línguas tem benefícios práticos óbvios num mundo cada vez mais globalizado. Ser bilíngue torna a criança mais inteligente. Falar mais do que um idioma pode ter um efeito profundo no cérebro e melhorar as capacidades cognitivas. Seguimos o currículo do Ministério da Educação Português, ao qual juntamos o currículo de Cambridge para a língua Inglesa. Português e Matemática são lecionados em português, enquanto o Estudo do Meio é ensinado em ambas as línguas, dependendo da matéria. Todas as outras disciplinas – Inglês, Educação Física, Artes, Dança, Teatro, Música e Information & Communication Technology – são lecionadas em inglês.

O nosso modelo exclusivo é baseado em:

Trabalho de Projeto: as crianças aprendem melhor ao procurarem as suas próprias respostas e as soluções para os seus problemas. Promovemos um perfil de aluno inquisitivo. Ao usarmos os projetos como base da aprendizagem, os alunos aprendem também a trabalhar em grupo e entendem a interligação entre disciplinas. Ao apresentarem os projetos nas aulas, são os próprios alunos, orientados pelos professores, que se ensinam uns aos outros.

Comunicação: É dada uma grande ênfase à capacidade de comunicação e apresentação dos alunos – estes são motivados a partilhar desde os seus maiores projetos a pequenas atividades, como textos. O currículo está organizado de forma que os alunos apresentem o seu trabalho à sua turma, colégio e aos pais.

Ensino Personalizado: No PaRK IS acreditamos que cada aluno é único, tendo diferentes ritmos e necessidades de aprendizagem e diferentes motivações, que devem ser respeitadas. As disciplinas base são lecionadas em grupos mais pequenos nos primeiros anos do 1º Ciclo, com a presença de um professor complementar na sala. Assim, garantimos que as bases académicas ficam consolidadas e que conseguimos adaptar o currículo às necessidades, capacidades e interesses de cada aluno. Simultaneamente, os professores conseguem estabelecer objetivos reais para que estes possam atingir a excelência académica.

Trabalho Autónomo: Uma das nossas rotinas mais distintivas é o TEA (Tempo de Estudo Autónomo). Os alunos do 1º Ciclo têm, todos os dias, um momento marcado para estudarem autonomamente. Cada um planeia o seu estudo com a ajuda do professor e aqueles que não tenham dificuldades em nenhuma matéria podem avançar, fazendo exercícios de português e matemática, trabalhando no projeto de Estudo do Meio ou ajudando outros alunos nas suas dificuldades. Os professores têm este tempo para ajudar os alunos que precisem de alguma ajuda específica e podem adaptar o trabalho à necessidade de cada criança.

Tecnologia: A Tecnologia é uma das áreas fortes do nosso programa. Para além de uma grande variedade de dispositivos disponíveis para as crianças, está integrada em todas as disciplinas, aprendizagens e projetos. É uma ferramenta, entre outras, disponível em qualquer disciplina. Os alunos aprendem código desde o 1.º Ano nas aulas de Information & Communication Technology. Com o nosso programa de iPads individual os alunos aprendem a usar mais uma ferramenta para conseguirem explorar o conhecimento, num ambiente seguro e na sua própria linguagem.

Num mundo cada vez mais ocupado é importante saber parar. Para isso, introduzimos o Quiet Time, um momento diário em que as crianças meditam. Assim, ensinamos os nossos alunos a focarem-se, a ficarem calmos e a parar para refletir sempre que necessário.

Imagem
Imagem
Imagem