Early Learning School

Early Learning School | 1-5 Anos

Segundo investigações científicas, é nos primeiros anos de vida que a criança desenvolve a sua inteligência. Assim, no PaRK IS procuramos desenvolver um programa que lhe possibilite potencializar ao máximo as suas capacidades e preparar-se para os desafios da vida futura.

A criança explora o mundo através dos cinco sentidos – toque, sabor, cheiro, visão e audição – e, nesse processo, descobre novos interesses, significados, conceitos e realidades. É um elemento ativo do processo e aprende através do jogo, da brincadeira e da expressão artística. 

O nosso programa é sempre centrado na criança, é ela que escolhe, que toma a iniciativa de optar pelas atividades que lhe interessam e é responsável pelo que consegue fazer, sempre acompanhada de um ambiente e uma rotina cuidadosamente preparados e pensados para responder a todas as suas necessidades de desenvolvimento. 

Deste modo, o ambiente educativo está pensado de maneira a que a criança construa o seu conhecimento à medida que vai fazendo as suas explorações e tendo as suas experiências. As salas estão organizadas por áreas de interesse (os cantinhos), estando os diferentes recursos e materiais ao seu alcance. Os objetivos e a natureza de cada área ditam o tipo de atividades que aí podem ser realizadas. Com vista a uma melhor organização do espaço, torna-se necessário selecionar as áreas fundamentais: faz de conta (casinha grande, garagem, quinta e casinha pequena), artes visuais, leitura e escrita com biblioteca, matemática, ciências e reunião de grupo | rotinas diárias (tabelas de presenças, responsáveis do dia, desafios – da palavra, do número e do já sei, calendários – mensal, diário e do tempo e tabelas de inscrição nos cantinhos). 

Imagem
puzzle.png

O ritmo e a motivação pessoal de cada criança estruturam o seu próprio programa, que está sempre enquadrado pelo apoio, carinho, amor e reforço positivo fornecido por uma equipa competente para esse fim. Com o apoio atento do educador, a criança torna-se capaz de saber fazer em ação, utilizando, de forma integrada, conhecimentos, capacidades e atitudes. 

Um ponto fundamental é a interação e a relação que se estabelece entre a criança e o educador, assim como a variedade dos estímulos proporcionados, o que contribui para o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas. Por outro lado, a natureza lúdica da interação entre ambos facilita a aprendizagem do comportamento social e o desenvolvimento das suas capacidades motoras, cognitivas e afetivas. 

Ao disponibilizarmos diferentes oportunidades, proporcionamos à criança a possibilidade de explorar e experimentar aquilo que a rodeia no seu dia a dia. Desta forma simples, objetos do seu quotidiano poderão servir como instrumentos de aquisição de capacidades manipulativas e cognitivas, fundamentais para o seu desenvolvimento.

Neste sentido, surge o trabalho por projetos, como metodologia de trabalho ativa, que implica e envolve a criança em processos de investigação, alimenta a sua curiosidade natural e promove o gosto pela expressão e comunicação, desde cedo. É dada uma grande ênfase à capacidade de comunicação e apresentação da criança, estando esta metodologia organizada de forma a que desenvolva a sua capacidade de argumentação e explicitação dos seus raciocínios, pensamentos e opiniões. Neste processo, pretende-se que sejam colocados à disposição da criança diferentes dispositivos e que a tecnologia esteja integrada ao longo do desenvolvimento dos projetos como mais uma ferramenta de trabalho.

Todos estes princípios são vividos pela criança na Early Learning School de acordo com um modelo bilingue, ou seja, no PaRK IS, desde os 3 Anos, as crianças são acompanhadas por dois adultos todo o dia: um Educador de Português e um Professor de Inglês, realizando todas as atividades, momentos de recreio e convívio, nas duas línguas. O facto de poderem vir a falar duas línguas tem benefícios óbvios num mundo cada vez mais global. Nos últimos anos, várias investigações têm vindo a demonstrar que as vantagens do bilinguismo são muito mais do que conversar com um maior número de pessoas: tem um efeito profundo no cérebro, tornando-o mais ativo e flexível, com maior capacidade e rapidez para a resolução de problemas. Estudos comprovam que as pessoas bilíngues têm maior facilidade em compreender conceitos matemáticos, maior poder de concentração, melhor memória e maior capacidade de tomar decisões.

ipad